|
:: Hyper-Threading :: Intel :: INTEL - Hyper-Threading |
|
Hyper-Threading (HT)
Você sabia que um PC baseado no processador Intel® Pentium® 4 com tecnologia HT faz mais de uma só vez? A tecnologia Hyper-Threading (ou tecnologia HT) oferece benefícios no desempenho do software de até 25% em situações de multitarefas, possibilitando um desempenho avançado para os usuários de PCs comerciais e residenciais.¹
A tecnologia Hyper-Threading permite que os aplicativos de software de servidor para multiprocessos executem processos em paralelo de dentro de cada processador numa plataforma de servidor. A família do processador Intel® Xeon™ usa a tecnologia Hyper-Threading, juntamente à microarquitetura Intel® NetBurst™, para aumentar a potência de computação e a saída dos aplicativos atuais de servidor de empresa e baseados na Web. A publicação técnica[PDF 187KB] a seguir mostra os detalhes da tecnologia Hyper-Threading da Intel e o seu impacto nos aplicativos comerciais.
A tecnologia Hyper-Threading habilita o TLP (thread-level parallelism) ao duplicar a arquitetura em cada processador, e ao mesmo tempo compartilhar um conjunto dos recursos de execução do processador. Ao programar os processos, o sistema operacional trata os dois estados de arquitetura distintos como processadores "lógicos" separados. Isto permite ao software de multiprocessador executar, sem modificações, no dobro dos processadores lógicos. Embora a tecnologia Hyper-Threading não ofereça o nível de escalonamento de desempenho alcançado ao adicionar um segundo processador, testes de benchmark mostram que alguns aplicativos de servidor ganham um desempenho de 30%. Os benefícios da tecnologia Hyper-Threading incluem o seguinte:
Altas taxas de utilização do processador: Os dois estados de arquitetura habilitam o processador a utilizar os recursos de execução com mais eficiência. Como os dois processos compartilham um conjunto de recursos de execução, o segundo processo pode usar recursos que ficariam sem uso se somente um processo estivesse sendo executado. O resultado é uma maior utilização dos recursos de execução dentro de cada pacote do processador físico.
Maior desempenho para o software corretamente otimizado: Maior saída é alcançada quando o software é multiprocessado, permitindo processos diferentes para usar diferentes recursos do processador em paralelo. Por exemplo, as operações numéricas são marcadas num processador lógico enquanto que computações de ponto flutuante ocorrem no outro.
Completa compatibildiade retroativa: Virtualmente, todos os sistemas operacionais cientes do multiprocessador e aplicativos de multiprocessos são beneficiados pela tecnologia Hyper-Threading. O software que não oferece capacidade de multiprocessador não é afetado pela tecnologia Hyper-Threading.
A tecnologia Hyper-Threading oferece um ganho significativo no desempenho numa grande faixa de produtividade comercial e aplicativos da empresa. A tecnologia Hyper-Threading não está restrita somente aos servidores. A Intel também oferece a tecnologia Hyper-Threading em workstations e plataformas de desktop com o processador Intel Pentium 4 com a tecnologia HT1.
Ver animações demonstrando os aspectos funcionais da tecnologia
HT, como os aplicativos de multiprocessos usam os recursos do processador com eficiência e produzem uma maior saída e potência de computação.
Leia toda a publicação técnica [PDF 187KB] para entender o interior da tecnologia Hyper-Threading e os benefícios oferecidos para os aplicativos de front-end rodando no processador Intel™ Xeon e de mid-tier usando a tecnologia Hyper-Threading no processador Intel™ Xeon MP.
1 Procure os sistemas com o logotipo do processador Intel® Pentium® 4 com a tecnologia HT, verificados pelo revendedor quanto ao uso da tecnologia Hyper-Threading. O desempenho poderá variar dependendo do hardware e software específicos usados. Consulte
para mais informações clique Intel.
|
<< Voltar |
|
|
|
|